Presidente do Conselho de Administração Kdner Valadares fala sobre preparativos e detalhes da Feira
CARATINGA- Ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio, diversificação de alternativas sustentáveis e valorização do potencial de Caratinga e região. A Feira de Negócios Agropecuários do Sicoob Credcooper (Fenasc) acontecerá nos próximos dias 24, 25 e 26 de agosto, de 9h às 20h, no sítio Ycambi Ranch, situado à MG-425 (km 01), conhecida como Rodovia do Álcool. Para falar desta reta final dos preparativos, o DIÁRIO DE CARATINGA conversou com o presidente do Conselho de Administração, Kdner Andrade Valadares.
A ESTRUTURA
De acordo com Kdner, o Conselho de Administração do Sicoob Credcooper disponibilizou para montagem das tendas, propaganda e divulgação da Fenasc, em torno de R$ 200.000. Já recursos utilizados no evento para financiamento dos diversos produtos que serão comercializados e serviços, foram disponibilizados entre R$ 40 a R$ 45 milhões de reais. Tamanho investimento deverá se refletir em resultados satisfatórios: O volume de negócios que no ano passado foi de R$ 30 milhões tem projeção para esse ano de R$ 40 milhões.
75 expositores já estão confirmados para o evento. Eles estarão em estandes de 16m² ou 25m². Toda a estrutura completa garantirá segurança e conforto. Haverá uma área central, onde ficarão 24 expositores, já os demais estarão distribuídos nos demais espaços da Feira. O projeto ainda contempla restaurante, espaços dedicados às crianças e às mulheres; área institucional, onde os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho da cooperativa e um salão de palestras. Lanches, sorvetes e picolé também estarão disponíveis durante o evento.
Tecnologia também será um ponto alto da Fenasc. Este ano o credenciamento será mais moderno para gerar fluidez, onde o crachá será impresso na hora. Outra intenção do Sicoob Credcooper é que haja a aprovação dos financiamentos online, com uma equipe preparada para o atendimento e setor informatizado, agilizando os negócios.
Para manter o clima de ambiente acolhedor, será oferecido um café da manhã para recepcionar os associados. E para quem desejar tomar um cafezinho enquanto visita os estandes e estuda as possibilidades de negócio, o café expresso estará à disposição durante todos os dias de evento.
Além disso, pelo menos 14 palestras acontecerão ao longo dos três dias da Fenasc. O evento ainda contará com a presença do presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Borges de Almada Abreu.
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
O presidente do Conselho de Administração lembra do legado do Sicoob Credcooper, desde à época da extinta Feira do Cafeicultor e do Produtor Rural da Região de Caratinga (Fecap), que tinha foco mais específico no produtor rural. O que teve raízes neste projeto se solidificou e evoluiu para a Fenasc, porém, ampliando a oferta de serviços disponibilizados com foco nos negócios. “Era ali da Praça da Estação, em forma de palestra, exposição de produtos, mas era mais institucional numa forma de orientação e trazer palestrantes. Hoje o País está vivendo um tempo de crise, queremos incentivar, especialmente ao nosso produtor rural, a comprar um adubo de qualidade, pelo melhor preço, de forma que a partir do momento em que 14 concorrentes estejam ali fazendo uma oferta, ele ganhe o juro e o prazo tranquilamente para fazer o seu trabalho. As concessionárias de carro poderem vender os seus veículos de forma que vamos financiar, mas que quem vai comprar tem algum benefício no valor e no custo. Trabalhar muito na área ambiental, de energia limpa para o nosso associado estar implantando energia solar, seja na sua propriedade ou sua residência, que possam inclusive custear o seu consumo e também vender para a Cemig. O que a gente quer é agregar qualidade de serviço, produção e melhoria da qualidade do produto que o nosso associado, seja produtor ou comerciante, tenha”.
Kdner ressalta que este ano os visitantes terão um amplo catálogo de oportunidades de negócios à disposição, contemplando inúmeras áreas de atuação. “A estrutura deste ano está maior do que ano passado. Em 2016 tínhamos 45 expositores, este ano estamos com 75 expositores. Teremos muito mais opções além da atividade rural, pulverizamos bastante a infraestrutura também para a pessoa física, jurídica, pequeno e grande empresário, uma gama de atividades que estamos trabalhando. Temos expositores nas mais variadas áreas, oferecendo, por exemplo, insumos, adubos, móveis planejados, máquinas e equipamentos; e secador de café. Teremos veículos, três concessionárias estarão com a gente lá; e dois ramos trabalhando nos materiais de construção”.
O associado ainda terá ao seu alcance prazos especiais e taxas promocionais em consórcios de imóveis, automóveis, serviços e motocicletas. Também serão disponibilizadas linhas de crédito para custeio agrícola e pecuário, investimento agrícola e pecuário, financiamento de veículos leves e pesados em até 60 meses; e 100% sem entrada. “No custeio agrícola temos 100% do adubo ou insumo, mais 20% de mão de obra; financiamento de veículos 100% sem entrada; motocicletas, bicicletas, eletrodomésticos. Imóveis financiados até 10 anos, material de construção até 48 meses com mais 20% de mão de obra; energia fotovoltaica até 72 meses; máquinas e equipamentos, autoescola”, adianta Kdner.
Na área de serviços, engenheiros estarão à disposição para tirar dúvidas e ofertar serviços. Uma área muito importante para a população, a saúde, também terá espaço na Fenasc. “Uma cirurgia que a pessoa quiser fazer podemos fazer em até 36 meses. Estamos com um portfólio específico para a feira, com as taxas pré-estabelecidas, prazos, muito bem trabalhados pela nossa equipe de gerentes, diretores e Conselho. Será um ambiente propício para a pessoa fazer negócios”, exemplifica.
Para garantir o êxito do evento e uma estrutura de qualidade, a equipe do Sicoob Credcooper tem intensificado os preparativos para a Feira. Kdner destaca o trabalho em equipe e afirma que a intenção é superar o sucesso do ano passado. “Todos os gerentes estão trabalhando intensamente, procurando divulgar o que vai ter de produtos, o que vamos financiar. Estou entrando em contato com o presidente da Crediminas para estar aqui participando do evento, prestigiando a gente. A turma está no maior ‘pique’ e a expectativa é muito grande não só nossa, mas do associado também, expositores e setor de imprensa. A gente quer trabalhar em um espaço onde não se ouve falar de crise, mas, de progresso, de virada, de paz diante da dificuldade que estamos passando e que possamos trazer grandes resultados para o nosso associado e nossa região”.
Ele finaliza deixando um convite para três dias de capacitação, negócios e oportunidades especiais. “Fica o nosso empenho, o nosso carinho com todos os associados, a população da região, para que venham, participem e prestigiem o nosso evento. É algo que estamos trabalhando para o nosso associado, para a comunidade de Caratinga e região, estarão empresas de toda a comunidade em que estamos inseridos. Estaremos de braços abertos para receber e poder cumprimentar todos os nossos associados e amigos da nossa região. Não perca”.
PROGRAMAÇÃO:
24/08 (QUINTA-FEIRA)
- 09h00 Abertura Oficial – Kdner Andrade Valadares – Presidente do Conselho de Administração SICOOB CREDCOOPER.
Palestras:
- 10h00 “Gerenciamento da atividade cafeeira – Administração de propriedades” –Niwton Castro Moraes – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
- 13h00 “Boas práticas para obtenção de cafés com origem controlada – Projeto Matas de Minas” – Sergio D’ Alessandro.
- 16h00 “Boas práticas na comercialização do café – Tendências de mercado” – Giliarde Cardoso – COOPEAVI.
- 18h00 “Fomento do Agronegócio: Linhas de crédito direcionado” – Luciano Ribeiro Machado – BANCOOB.
Balcão de Negócios de 09h00 as 20h00
25/08 (SEXTA-FEIRA)
Palestras
- 10h00 “Conjuntura econômica e as expectativas para o agronegócio ” – Marco Aurélio Borges de Almada Abreu – Diretor-Presidente do BANCOOB.
- 13h00 “Gestão e eficiência de custos na pecuária leiteira” – Feliciano Nogueira de Oliveira –
- 16h00 “Gestão de custos na produção de café” – Glauce de Fernandes Lourenço – SEBRAE.
- 17h00 “Correios: Operador logístico para exportação” – Luciano de Souza Lucas.
- 18h00 “Certificação de produtos orgânicos e certificação SAT (produção vegetal em sistema sem agrotóxicos) ” – Rogério Carvalho Fernandes – IMA.
Balcão de Negócios de 09h00 as 20h00
26/08 (SÁBADO)
Palestras:
- 10h00 “Cooperativismo e Tecnologia no Agro: um mundo de oportunidades” – Daniel Piazzini Neves – COOPEAVI.
- 13h00 “Piscicultura: Aproveitamento de açudes e forma alternativa de renda” – Alexmiliano Vogel de Oliveira – EPAMIG.
- 16h00 “Nascente Viva” – Fábio Junior de Carvalho – SICOOB CREDCOOPER.
- 20h00 Encerramento
Balcão de Negócios de 09h00 as 20h00