Alunos têm a oportunidade de realizar pesquisas com informações fornecidas pelo Casu e alcançar uma formação diferenciada no mercado de trabalho
CARATINGA – Com a oportunidade de trabalhar em sala de aula dados provenientes dos atendimentos realizados no Casu e no Centro de Reabilitação, os alunos do curso de Medicina do Unec desenvolveram trabalhos de pesquisa científica que proporcionam um conhecimento diferenciado aos futuros profissionais formados pelo Centro Universitário de Caratinga.
“Esse trabalho está atrelado a uma disciplina específica, então cada professor de uma área desenvolve com determinado grupo aquela pesquisa. Isso dá um know-how diferenciado para os nossos alunos, é um diferencial para o curso, e os alunos do Unec praticam constantemente o exercício da pesquisa científica. Então quando eles saem do Centro Universitário de Caratinga para sua vida profissional eles têm uma visão, um link diferente do que é buscar um dado para colocar no prontuário. A gente espera que com este exercício os alunos tenham essa visão de ter um prontuário mais completo e ter uma visão de pesquisa diferenciada, que o mercado também precisa,” explicou o coord. de Ciências Biológicas do Unec, Ronny Francisco de Souza.
A escolha dos temas é livre, mas há um direcionamento para casos locais, como, por exemplo, o grupo que trabalhou um caso de trombose venosa profunda causada pelo uso de anticoncepcionais, que ocorreu com uma jovem de Caratinga, que não tinha predisposição genética. A aluna Luciana Diniz, do 7º período, comentou que o tema escolhido teve o objetivo informar a população. “Todo mundo já ouviu falar de anticoncepcional, todo mundo toma anticoncepcional, mas não sabe os riscos. Então a gente tentou pegar uma doença que é prevalente na população e que as pessoas não têm informação, então a gente pega para tentar prevenir o agravamento e fazer a prevenção secundária e primária de certas patologias”.
Alunos do primeiro período também já ingressam no curso fazendo análises e tendo contato com a metodologia de pesquisa. “É muito importante esse trabalho, onde a gente pode ter acesso a informações que não teríamos no primeiro período, e com a continuidade, até o oitavo período, a gente consegue absorver muita coisa e obter uma formação melhor no futuro”, finalizou Luis Eduardo, aluno do 1º período.