Ildecir A.Lessa
Advogado
Quem se aventura a escrever um texto, seja qual for, chega um momento que deve explicações a quem lê o texto produzido. Necessário aprender a fazer a leitura de um texto. Necessário a quem escreve um texto, fazê-lo de forma que possa ser lido e entendido. O leitor deste artigo, que está lendo neste momento, também lê quando consulta a lista telefônica, verifica o preço dos produtos numa loja, dentre tantas atividades que envolvem a leitura.
Certamente você já empreendeu pelo campo da leitura, lendo vários bons livros, jornais, revistas, artigos, etc. Mas, ler o que é isso? A leitura é um modo particular de aquisição de informações. Os objetivos da leitura são a compreensão do texto escrito ou o alcance de uma impressão de beleza. Quando lemos, estabelecemos de uma certa forma, associações, evocamos imagens, construímos raciocínios, às vezes até sonhamos acordados. O texto é a expressão do viver, participar. É o produto humano colocado no mundo. É a manifestação do que o homem produz ao analisar qualquer coisa. Ao escrever um texto, o autor (o emissor) codifica sua mensagem que, por sua vez, já tinha sido pensada, concebida e o leitor (o receptor), ao ler um texto, decodifica a mensagem do autor, para então pensá-la, assimilá-la e personalizá-la e compreendê-la.
A orientação dos literatas, diz que, para que a leitura seja eficiente, eficaz e proveitosa, exige-se dedicada atenção no que se está lendo, caso contrário a leitura será superficial e, portanto, pouco entendida. Cada leitura de um texto requer uma velocidade própria de leitura, evitando o estreitamento do campo de visão, a limitar o que está sendo lido, naquele momento, tornando a leitura lenta. Quando isso ocorre, a percepção acaba ligando palavras sem sentido, devido às interrupções das pausas e o ritmo apropriado. Quanto mais lenta é a leitura, mais facilmente a atenção se dispersa. A leitura, apesar da individualidade do ato realizado, é um ato social, pois existe um processo de comunicação e de interação entre o leitor e o autor do texto, ambos com objetivos estabelecidos anteriormente dentro do contexto de cada um. Apesar de, aparentemente simples e tão natural, o processo de leitura possui uma complexidade que está subjacente porque depende do processamento humano de informações e da cognição de quem lê.
O leitor deve preocupar-se com o texto que esta lendo, já que esse deve ser sistematizado e com o objetivo de fornecer informações para uma melhor assimilação, possibilitando uma leitura mais rica e proveitosa. O conhecimento textual faz parte do conhecimento prévio do leitor, e é uma das condições para que haja compreensão da leitura, quanto mais habilidade e familiaridade o leitor possuir a respeito de tipologias e estruturas textuais, mais facilidade ele terá na busca por compreensão. Para entender um determinado texto, deve-se fazê-lo como um todo até adquirir uma visão global, para que venha o domínio e entendimento da mensagem que o autor pretendia relatar quando escreveu.
Os textos lidos requerem reflexão por aqueles que os estão lendo e, portanto, a leitura dos mesmos exige um método de abordagem. Deve-se compreender, analisar, interpretar. Elaborar criações e condições capazes de permitir a compreensão, a análise, a síntese e a interpretação de seu conteúdo. Analisar – decompor um texto completo em suas partes para melhor estudá-las. Sintetizar – reconstituir o texto decomposto pela análise. Interpretar – tomar uma posição própria a respeito das ideias enunciadas no texto, isto é, dialogar com o autor. Análise Textual é a leitura visando obter uma visão do todo, dirimindo todas as dúvidas possíveis, e um esquema do texto.
Para efetiva-la, inicialmente o leitor deve ler o texto do começo ao fim, com o objetivo de uma primeira apresentação do pensamento do autor. Não há necessidade dessa leitura ser profunda. Após a leitura inicial, o leitor deve esclarecer as dúvidas assinaladas que, dirimidas, permitem que o leitor passe a uma nova leitura, visando a compreensão do todo. É necessário o leitor relembrar que análise significa estudar um todo, dividindo em partes, interpretando cada uma delas, para a compreensão do todo. Quando se faz análise de texto, penetramos na ideia e no pensamento do autor que originou o texto. É através do raciocínio que o autor expõe, passo a passo, seu pensamento e transmite a mensagem. O raciocínio, a argumentação, é o conjunto de ideias e proposições logicamente encadeadas, mediante as quais o autor demonstra sua posição ou tese. Estabelecer o raciocínio de uma unidade de leitura é o mesmo que reconstruir o processo lógico, segundo o qual o texto deve ter sido estruturado: com efeito, o raciocínio é a estrutura lógica do texto. É preciso ler, mas, também é preciso saber ler. É preciso saber escrever um texto, para ser bem lido, analisado, sintetizado e mais, ser bem aproveitado, no mundo das ideias.